Thursday, April 28, 2016

Vida de emigrante de Mala Feita: Ser emigrante não é para todos!

Boa tarde a todos!

Como está a correr a vossa semana? Para nós a está a ser mais uma semana de trabalho igual a todas as outras, mas segunda-feira temos feriado para animar! 



O artigo de hoje é para aqueles de vocês que tencionam fazer a mala e aventurar-se por Terras de Sua Majestade! 

Tenho escrito todos os artigos na primeira pessoa, mas pela primeira vez vou transmitir a opinião da comunidade que nos segue e com a qual temos tido contacto. 

A crescente dificuldade em encontrar emprego bem remunerado (ou simplesmente encontrar emprego, não obstante da remuneração) em Portugal, tem empurrado muitos portugueses além fronteiras. 

Muitos vêm em busca de uma vida melhor, outros em busca de um emprego na sua área de formação, alguns procuram simplesmente uma gratificante experiência internacional, mas muitos fogem de uma situação de instabilidade e desespero e vêem a emigração como o seu último reduto.  

Temos recebido testemunhos de todo o tipo de pessoas, com todo o tipo de proveniências e todo o tipo de ambições. A conclusão é simples e universal, emigrar não é para todo! Somos contactados quase diariamente com pedidos de ajuda, tentamos ao máximo ajudar através da nossa rede de contactos mas infelizmente não conseguimos chegar a todos. Temos ouvido testemunhos que nos deixam profundamente inquietos e por isso decidimos escrever este artigo, para evitar que também vocês que se encontrem futuramente em circunstâncias semelhantes. 

Famílias com crianças que se aventuraram sem trabalho nem apoio, famílias ilegais com dificuldade em arranjar trabalho, famílias que gastaram todas as suas poupanças e que quase já não têm o que comer, jovens que se aventuraram com o dinheiro contado, pessoas decepcionadas com a vida por aqui, porque imaginavam uma vida glamorosa de luxos, mas na realidade trabalham 12h por dia para ganhar o suficiente para pagar as contas. E a lista continua.... 

Há muitos emigrantes sem dinheiro sequer para regressar a Portugal. Há fome entre a comunidade Portuguesa no Reino Unido. Há muita solidão e desespero. Há vergonha de reconhecer que foi dado um passo maior que a perna. Há vergonha de admitir que o melhor é voltar atrás. 

Por vezes é necessário parar, equacionar tudo e se o melhor for voltar atrás fazê-lo com a consciência que é a melhor decisão. Sensatez a cima de tudo. Por vezes é necessário dar um passo atrás para dar dois à frente.

 um conjunto imenso de contingências que tornam o projecto de emigração num desastre, mas a falta de planeamento é o maior deles! Antes de partirem de mala feita por favor preparem-se muito bem! Falem com quem cá está, leiam blogs como este, certifiquem-se que têm tudo o que é necessário: coragem, força de vontade e a cima de tudo dinheiro suficiente porque emigrar é caro, principalmente para quem vem sem trabalho e sem apoio de família ou amigos por aqui! Vir para o UK sem um plano B pode fazer com que os próximos meses se tornem um autêntico desespero, por isso tracem um plano robusto e consciente. 

Emigrar é uma aventura, mas pode ser feita com capacete e caneleiras!


No nosso blog encontram alguns artigos que vos podem ajudar a planear a vossa aventura:
- Preços dos supermercados
- Planos de telemóvel


Certifiquem-se que lêem também os comentários uma vez que os nossos leitores deixam sempre dicas preciosas para complementar aquilo que nós escrevemos!


Espero que vos seja útil! Se algum dos nossos leitores tiver algo a acrescentar, algum conselho que queiram dar a quem vem para cá de mala feita, por favor façam-no nos comentários do blog ou facebook!



Para a semana há mais! Entretanto nãos se esqueçam de nos seguir no Facebook e Instagram! :)

15 comments:

  1. Nem mais disseram tudo.
    Sigo atentamente o vosso blog, e em especial este artigo espelha o que por cá se passa. Bem haja

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Nuno,
      Obrigada por nos acompanhares! Ficamos muito satisfeitos por teres gostado do artigo!
      Tentámos ser fieis ao feedback que temos recebido dos nossos leitores e achamos que é importante transmitir que isto não é uma universo paralelo onde se consegue tudo de mão beijada. É preciso muita preparação, muito esforço e muita perseverança.
      Bom fim-de-semana :)

      Delete
  2. Preparação é mesmo essencial! E quem lê o vosso blog vem muito bem preparado! Parabéns.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Marta!
      Ainda bem que achaste útil!
      Bom fim-de-semana

      Delete
  3. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  4. Nós emigramos com 800€ no bolso e um bebé de 9 meses ao colo, muito complicado! :( haja resiliência!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá!
      Isso não deve ter sido nada fácil! Parabéns pelo esforço.

      Em que zona estão? Estão cá há muito tempo?

      Bom fim-de-semana

      Delete
  5. Olá , encontrei este blog por acaso contudo têm sido uma grande ajuda dado que no final do mês vou mudar-me para Inglaterra :)
    Gostaria de saber se conhece empresas de transporte internacional mais em conta dado que seleccionar o mais importante para levar na mala esta a ser complicado dado que tudo parece importante :)
    Muito Obrigado :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Daniela,

      Obrigada por nos acompanhares! :)
      Muito boa sorte para esta tua aventura.

      Conheço esta empresa mas nunca usei, não sei se é de confiança: levo.trago@gmail.com

      Tudo de bom!

      Delete
    2. olá :)

      Muito obrigado pela resposta, vou investigar melhor :)

      Delete
  6. Absolutamente verdade! Nada a acrescentar!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Lídia,

      Obrigada por nos acompanhares! Ainda bem que gostaste do artigo.

      Delete
  7. Eu vou aproveitar este tópico para dar a minha crua opinião. Eu vim para o Reino Unido em Fevereiro, nunca esteve nos meus planos e o UK nunca foi um país do meu interesse embora tenha tido aulas de inglês desde o 1º ano de escolaridade e "estudássemos" o país e a sua cultura frequentemente. O meu namorado, que trabalha na área da informática de redes e sistemas teve uma proposta monetáriamente irrecusável portanto vim meia de arrasto...dado o estado do nosso país não lhe podia dizer que não. A quantidade de pessoas na internet a sonhar com vir morar para o Reino Unido e especificamente para Londres é imensa e, parece-me, que muitas vezes a ideia de que se tem daqui é mais cor-de-rosa do que a realidade. Vou-vos ser muito sincera, acho que noutras zonas do país é um pouco diferente, mas a zona de Londres é muito díficil. Têm que pesar mesmo bem se vale a pena vir morar para a cidade mais cara do mundo. No meu ver, se não vêm para um trabalho altamente especializado, que vos pague acima da média, ou, pelo menos, vir um casal com os dois numa área especializada (como enfermagem que cá é altamente procurada) não vale a pena vir. A sério. Se é para vir para um trabalho não especializado, que pela nossa perspectiva portuguesa até pode parecer que paga bem, nem vale a pena. Vão acabar por ter que partilhar casa com alguém, às vezes com muita gente e com más condições, e viver de "paycheck para paycheck" sem poder ir jantar fora, sem poder viver a vida e só trabalho-casa-trabalho. Não me entendam mal, cá pagam bem mais do que em Portugal mas a vida é muito mais cara... Nós pagamos por um T2 1300£/mês! Ou seja cerca de 1600€ de renda mensal! O mercado imobiliário cá é uma selva e, todos os dias, são despejadas centenas de pessoas por deixarem de pagar as suas rendas.
    As pessoas, que possam estar a vir para cá, até podem estar em Portugal com muitas dificuldades, secalhar a trabalhar num sítio mal pago e ter aquela vida de quem não consegue juntar dinheiro e é chapa ganha chapa gasta mas ponderem que, ao vir para cá, a não ser como eu disse antes que venham para cá com um trabalho especializado, vão ter a mesma vida mas sem a vossa família por perto para vos dar a mão, sem os vossos amigos, sem o nosso sol e sem o nosso país que, aqui cada um com a sua opinião mas a meu ver, tem muito mais charme, muito melhor gastronomia e muito mais bonito do que a cinzentude do UK. Ah e vou-vos dizer que cá há muitos trabalhos, mas também há muita gente e também há muitos trabalhos mal pagos. Não é chegar e no dia seguinte está-se a trabalhar. Eu tenho educação superior na área da saúde, mas não é enfermagem senão era outra história, e ainda não estou a trabalhar porque chegando cá depois há várias coisas que pesam...é preciso encontrar uma vaga no vosso nível de experiência, no raio de kilómetros que estão dispostos a fazer de "commute" provavelmente de transportes públicos e depois terem "a sorte" de serem selecionados e passar na entrevista.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá caro leitor,
      Obrigada por nos acompanhares.
      Temos uma história semelhante, eu também vim de arrasto com um engenheiro informático!
      Obrigada pelo teu testemunho. Votos de muito sucesso!

      Delete
  8. Eu vim para Africa completamente sozinho. Já faz 3 anos. Podia ter ficado em Portugal, isto porque Timha um bom emprego... Mas a minha ambicao e o facto de querer ganhar mais dinheiro fizeram- me partir!! Agora percebo que o dinheiro nao é tudo na vida... infelizmente precisamos dele para atingir outros objectivos pessoais, no meu caso profissionais isto porque penso um dia montar a minha propria empresa... Mais vale agora com 30 anos do que com 40. Mas ser emigrante nao é nada facil e em Africa posso dizer que é um desafio completamente alucinante... E so sabe quem aqui está!
    Forca a todos os emigrantes... O povo Portugues esta em todo mundo... Somos uns conquistadores!!

    ReplyDelete