Monday, February 29, 2016

Queres mudar-te para o Reino Unido? Estes são os primeiros passos!

Boa tarde,

Que tal esse fim-de-semana?! Nós fomos ao SEA LIFE London Aquarium e fizemos a Ghost Bus Tour! ADORÁMOS!!!! Fiquem atentos que em breve vamos publicar as reviews! Especialmente a do "The Ghost Bus Tours", esta aconselho mesmo!!!

Vamos avançar com o assunto de hoje! Desde que iniciámos este blog somos contactados quase diariamente por portugueses, brasileiros e espanhóis em busca de informação sobre o que fazer para trabalhar e viver aqui. Alguns porque são ambiciosos e procuram uma vida melhor, outros porque estão insatisfeitos com a situação económica e política do seu país natal, outros ainda porque se encontram em situação de desemprego (e muitas vezes desespero) e procuram uma solução para sustentar a sua família. 


Seja qual for a situação em que se encontram todos têm um denominador comum, a coragem e determinação de largar tudo e de mala feita dar um passo em frente. Admiramos muito o esforço que é necessário para tomar uma decisão destas (não só emocionalmente mas financeiramente também) e como tal temos todo o gosto em ajudar! Fazemo-lo sempre de forma muito racional e frontal, sem julgar ninguém (como infelizmente se vê muito nos grupos de portugueses no Facebook, o que me deixa profundamente triste!). 

Decidimos então fazer um artigo que sistematizasse as questões mais frequentes. Queremos apenas deixar bem claro que esta é a nossa experiência e é apenas com base nisso que podemos falar. Se alguém tiver algo a acrescentar agradeço muito que o faça nos comentários para potenciar ainda mais este artigo! 

A primeira coisa que quero transmitir é que este país não é o Eldorado, não chegamos cá e logo no aeroporto temos alguém à nossa espera com uma mala de cheia de dinheiro! É um país com algumas oportunidades (por enquanto) mas temos de ir à luta, tal como em qualquer sítio do mundo. É verdade que os ordenados são sobejamente mais elevados mas não se esqueçam que os gastos com habitação e transportes são elevadíssimos (arruínam o orçamento de qualquer família)! Não venham a pensar que vai ser tudo perfeito e que vão enriquecer logo no primeiro mês, porque não é verdade! Mas se vierem preparados para arregaçar as mangas, ir à luta e viver dentro das vossas possibilidades então força! Não venham para mostrar aos outros que agora ganham em libras, venham por vós, para aprender, para crescer e para desenhar um caminho mais risonho que aquele que Portugal vos pode proporcionar!

Para quem está a planear vir para cá mas está receoso devido ao referendo deste ano, podem obter mais informações aqui


Passos antes de vir

Nós soubemos que nos íamos mudar para cá aproximadamente duas semanas antes de sairmos de Portugal e o que fizemos durante essas duas semanas foi prepararmo-nos muito bem! Muitas horas de pesquisa no google depois, já tínhamos uma ideia daquilo que nos esperava! Esta pesquisa inicial foi essencial para não virmos completamente perdidos (coisas como preços da habitação, preços dos transportes, preços da alimentação, National Insurance Number, ...)! 

Além disso em Portugal fomos às Finanças e à Segurança Social para nos certificarmos daquilo que teríamos de fazer de forma a estar tudo legal. Quisemos ainda saber o que fazer para não sermos duplamente tributado no que diz respeito aos rendimentos auferidos aqui. Nas finanças disseram-nos que teríamos 6 meses para alterar a morada fiscal, caso contrário ficaríamos numa situação de ilegalidade e sujeitos à dupla tributação. Sei que há muitos portugueses a viver há vários anos em UK, sem nunca terem alterado a sua morada em Portugal, contudo, para jogar pelo seguro, nós já o fizemos! :)


A fazer quando chegar



No nosso caso esta foi a sequência de passos que tomámos:



1 - Arranjar habitação;
Quando chegámos ficámos 5 noites em hotéis em Hatfield enquanto procurávamos casa. Conseguimos uma casa exatamente como queríamos, totalmente mobilada e equipada e a uma distância suficiente que possibilitasse o Zé a ir a pé para o trabalho. Podem ver todas as informações sobre o processo de aluguer aqui

Muitas pessoas quando decidem mudar-se para cá têm algum tipo de apoio como amigos ou familiares, essa ajuda é preciosa, principalmente a nível económico, reduz drasticamente os gastos, por isso aproveitem quando alguém está disposto a ajudar-vos!



2 - Abrir conta bancária;

Depois de termos contrato de arrendamento assinado fomos abrir conta bancária ao centro de Hatfield. Começámos por ir ao Lloyds Bank mas exigiram-nos um documento do trabalho do Zé que comprovasse o tipo de contrato de trabalho (o que é ridículo porque nós tínhamos o contrato de trabalho na mão!), por isso decidimos tentar o HSBC. No HSBC foi sobejamente mais fácil, apenas precisaram do contrato de trabalho e do contrato de arrendamento et voilá! Bom, estou a simplificar bastante! Tivemos de fazer uma marcação para abrir conta e o processo de abertura de conta demorou 1h! Mas pronto, saímos de lá com o número da conta e o sort code, que é o necessário para processar o ordenado! Sabemos de algumas pessoas que abriram conta no Lloyds mesmo sem contrato de arrendamento, acho que deve variar de acordo com a dependência do banco onde nos deslocamos, por isso não custa tentar!


3 - Tratar do National Insurance Number;
Para tratar do NI tivemos de ligar para este número 0345 600 0643, responder a algumas questões e agendar uma data para uma "entrevista" presencial. As questões que nos colocaram ao telefone foram:
- Há quantos dias chegaste?
- De onde és?
- Tens trabalho?
- Onde estás a morar?

Passados 2 dias tivemos a nossa "entrevista" no Job Centre de Hatfield, levámos o contrato de trabalho do Zé, o contrato de arrendamento e o cartão de cidadão. Fazem algumas questões semelhantes às que colocam ao telefone, colocam tudo na base de dados e está feito. Quando saímos do Job Centre dão-nos um documento comprovativo do pedido do NI para entregar ao empregador até chegar o definitivo. Passado um mês recebemos o NI em casa. 


4 - Tratar do National Health Service Number;
- Vimos quais eram as clínicas ligadas ao NHS na nossa zona (http://www.nhs.uk/service-search) e escolhemos a que nos pareceu melhor (no nosso caso foi a Burvill House Surgery);

- Ligámos para confirmar o procedimento de registo;

- Fomos lá pessoalmente (não foi necessário marcar) e levámos cartão do cidadão e dois comprovativos de morada (no nosso caso levámos cartas do banco e o contrato de arrendamento) e preenchemos um formulário de registo (dados pessoais e histórico de saúde);

- No dia em que preenchemos o formulário foi marcada um consulta para a semana seguinte e deram-nos um recipiente para levar uma amostra de urina;

- Aproximadamente uma semana depois da consulta chega então o número do NHS à clínica onde nos inscrevemos (todo este procedimento é totalmente gratuito).


Habitação

O nosso processo de arrendamento decorreu da seguinte forma:

- Vimos a casa no website "Right Move" na sexta-feira à tarde e agendámos visita para sábado de manhã;



- No sábado vimos a casa e imediatamente mostrámos interesse em avançar com o arrendamento;


- Em seguida fomos ao escritório da Wrights Estate Agents (agência imobiliária que estava a tratar do aluguer), preenchemos um formulário, mostrámos a nossa identificação e pagámos 200£ para tratarem da papelada;

- As nossas informações foram envidas para uma empresa de credit checking que faz a avaliação dos potenciais inquilinos de forma a averiguar a sua capacidade para pagar a renda do imóvel;

- No sábado recebemos por email um formulário da empresa de credit checking para preenchermos (perguntam por exemplo o local de trabalho, o ordenado anual e pedem um contacto do local de trabalho);

- Nesse mesmo dia a empresa de credit checking enviou um email ao local de trabalho do Zé para os questionar quanto às condições de trabalho (tipo de contrato, remuneração e preservativas futuras);

- Na segunda-feira por volta das 12h recebemos o aval positivo e fomos à agência pagar a renda (950£) e a caução (1 425£);

- Na terça-feira por volta das 13h assinámos o contrato, recebemos a chave e mudá-mo-nos para cá!



Onde procurar habitação (casa ou quarto):
Zoopla

O preço da renda oscila muito, já vi quartos em Londres por 300£/mês mas longe do centro e quartos a 600£/mês nas zonas mais centrais. Daquilo que tenho conhecimento as zonas Sul e Este são as mais baratas para viver (mas atenção que algumas são mais baratas por serem mais desagradáveis!). O ideal é conseguir um equilíbrio entre o preço da renda e o preço dos transportes. Alguém que trabalhe na zona 1 ou 2 talvez não faça muito sentido morar na zona 6, porque o que poupa no quarto vai gastar em transportes. Nada como fazer uma boa pesquisa e fazer todas as continhas!

Só para terem uma ideia, estes são os preços do metro para 1 semana (ver mais aqui):

Zonas 1 e 2: £32.40

Zonas 1 a 3: £38.00

Zonas 1 a 4: £46.50

Zonas 1 a 5: £55.20
Zonas 1 a 6: £59.10


Existem muitas opções, studios, flats, casas partilhadas, quartos partilhados, quartos single, quartos duplos para uma pessoa, quartos duplos para duas pessoas, ... enfim. É uma questão de se habituarem à nomenclatura! 


Acho este mapa genial! Mostra o preço médio das rendas de acordo com a zona de Londres, tendo por base o mapa do metro. Não significa que seja 100% exacto (até porque é o preço da casa e não do quarto) mas serve de referência.



Esta cidade está super populada e sabemos que existem pessoas a viver em condições pouco agradáveis devido aos preços elevadíssimos das rendas. Este artigo da Time Out "24 of the weirdest properties advertised in London" mostra isso mesmo, como muitos dos senhorios se aproveitam desta situação para alugar espaços, que em nenhum outro país do mundo conseguiriam alugar! Já agora, isto são anúncios reais do Gumtree!

3. The 'snug' pad



Quanto às cauções, no nosso caso foram 6 semanas, mas conhecemos pessoas que moram em quartos e pagaram 2 semanas de caução, tudo depende do senhorio, é uma questão de negociar!

No nosso caso todas as contas estão incluídas, mas o normal quando se aluga uma casa é pagar o valor da renda e a isso somar o valor da água, eletricidade, gás e council tax (segundo o que sabemos estas contas podem rondar as 300£/mês para duas pessoas, até porque muitas vezes só o council tax são 100£ ou mais!). Se algum dos nossos leitores poder partilhar connosco quanto pagam de contas seria muito útil para quem nos segue, visto que essa experiência nós não podemos partilhar na primeira pessoa!

Viver no centro de Londres fica sempre mais caro! Se tiverem oportunidade de viver e trabalhar noutras cidades (como Cambridge, Manchester, Leeds, Hatfield, St. Albans, Surrey, ...) certamente terão menos gastos e quem sabe, mais qualidade de vida. Neste artigo estamos a explorar mais a zona de Londres porque é relativamente a esta zona que nos chegam a maioria das perguntas! 


Emprego

No nosso caso particular o Zé já veio com trabalho o que facilitou muito a nossa vida. Nós sabíamos que um mês depois de chegarmos receberíamos o primeiro ordenado, por isso estávamos relativamente descansados. 

A meu ver esta é a situação ideal, vir já com trabalho e contrato assinado! Alguém que venha sem trabalho tem de vir preparado para se sustentar durante 2 ou 3 meses até arranjar uma oportunidade, o que não é muito fácil mas há muita gente nessa situação!

O que muita gente acaba por fazer é vir sem trabalho, chega cá e tenta arranjar algo rápido no setor da restauração (por exemplo) para se sustentar enquanto procura trabalho na sua área de especialização. É uma forma perfeitamente válida de fazer as coisas e resulta para a maioria das pessoas. Não se esqueçam que implica um grande esforço da vossa parte! Sair do trabalho e enviar CVs diariamente, agendar entrevistas de forma "ninja" para não calhar no horário de trabalho e não desistir enquanto a vossa oportunidade não chegar!


Onde procurar trabalho:
Cv Library

Na próxima quinta-feira vamos lançar um artigo dedicado exclusivamente à procura de trabalho, por isso fiquem atentos!


Gastos

Depois de já estarmos cá há alguns meses, consigo fazer uma estimativa daquilo que são os nossos gastos mensais. Estes são os nossos gastos, possivelmente serão diferentes dos gastos de outros emigrantes portugueses, serve apenas como referência.

- Renda: £950 (com todas as contas incluídas)

- Transportes: £400 (como vivemos em Hatfield e eu trabalho em Londres, preciso do bilhete mensal para o comboio e metro, já o Zé vai a pé para o trabalho)

- Compras de alimentação: £220 (gastamos em média £55 por semana em compras para a casa)

- Comer fora (restaurantes e cafés): 
£200 (gastamos em média £50 por semana a comer fora, maioritariamente ao fim-de-semana quando vamos passear)

- Telemóvel: £20 cada um (plano pay as you go da EE)

- Ginásio: Eu pago £36 e o Zé paga £20


Estes são os nossos principais gastos fixos. Como vêm as maiores fatias são a renda e os transportes, e estes são os gastos que não podemos mesmo cortar! Tudo resto pode ser reduzido se for necessário. 

Frequentemente perguntam-nos quanto é preciso ganhar para ter uma boa qualidade de vida. No caso de um casal, se juntos ganharem £2500 será suficiente para fazer face às despesas e usar o restante para aproveitar a vida aqui! Obviamente que há quem viva com mais e há quem viva com menos, é tudo uma questão de equilíbrio e de prioridades! 

Muitas pessoas também nos perguntam quanto precisam para vir para cá viver. Esta é uma pergunta muito difícil porque depende de muitas variáveis. Vem sozinho? Vem com trabalho? Tem amigos/familiares com quem ficar? Para que zona vai? Posso apenas transmitir-vos aquilo que foi a nossa realidade. Até estarmos totalmente instalados gastámos £3500 (isto inclui os voos, os hotéis, a renda, a caução, as compras, ....) e depois mais £2100 até o Zé receber o primeiro ordenado. Mas cada caso é um caso! Isto serve apenas para terem uma ideia, nada mais.



É preciso coragem, força de vontade e principalmente é preciso fazer bem o trabalho de casa e trazer tudo bem preparadinho. Ponderem bem e se estiverem em posição de o fazer, arrisquem! Se não for para a vida toda que seja o suficiente para aprenderem a língua e para terem uma nova linha no currículo o que em Portugal pode valer ouro! 





Boa sorte! =D

26 comments:

  1. Olá Filipa eu andei 1 ano a pesquisar como seria cheguei a fazer entrevistas pelo skype mas embora disse - se que tinha família com quem ficar achei que sempre tiveram medo de me contratar. O meu marido acabou por vir a uma entrevista à easyJet vinha por uma semana e acabou por ficar 1 mês tratou logo das papeladas dele e disse para virmos pois não faltava opurtunidades de trabalho ele estava desempregado e eu efectiva já há 7 anos mas muito explorada. Acabamos por vir no mês seguinte chegamos a 15 de Janeiro e ele começou logo a trabalhar no inicio de Fevereiro eu comecei a trabalhar no inicio de Março apenas porque o meu processo de recrutamento foi mais demorado e depois de estar já a trabalhar ainda me chamaram para outro sítio. Mas o que costumo dizer sempre isto não é fácil nós no meio de alguma sorte o bruno fala bem inglês e eu tenho muita experiência na minha área. No fim de Março alugamos a nossa casa é enorme 3 quartos e um jardim de perder de vista pagamos £600 + £133 de consil água luz e gás. Mas gastamos muito mais em casa da família...
    Curioso em relação ao banco pois aqui em mildenhall no loyds só pedem cartão do cidadão.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Querida Isa,

      Muito obrigada pelo teu testemunho! Parabéns pela vossa história, não foi só sorte, foi esforço da vossa parte! Essa é a situação de muitos portugueses, desempregados, explorados, desanimados, ... Vocês deram um paço em frente e foram à luta!

      Esses valores são muito bons! 733£ para tudo é fantástico! E uma casa com jardim, que bom! =D

      Muitas felicidades!!!

      Delete
  2. Olá Filipa eu andei 1 ano a pesquisar como seria cheguei a fazer entrevistas pelo skype mas embora disse - se que tinha família com quem ficar achei que sempre tiveram medo de me contratar. O meu marido acabou por vir a uma entrevista à easyJet vinha por uma semana e acabou por ficar 1 mês tratou logo das papeladas dele e disse para virmos pois não faltava opurtunidades de trabalho ele estava desempregado e eu efectiva já há 7 anos mas muito explorada. Acabamos por vir no mês seguinte chegamos a 15 de Janeiro e ele começou logo a trabalhar no inicio de Fevereiro eu comecei a trabalhar no inicio de Março apenas porque o meu processo de recrutamento foi mais demorado e depois de estar já a trabalhar ainda me chamaram para outro sítio. Mas o que costumo dizer sempre isto não é fácil nós no meio de alguma sorte o bruno fala bem inglês e eu tenho muita experiência na minha área. No fim de Março alugamos a nossa casa é enorme 3 quartos e um jardim de perder de vista pagamos £600 + £133 de consil água luz e gás. Mas gastamos muito mais em casa da família...
    Curioso em relação ao banco pois aqui em mildenhall no loyds só pedem cartão do cidadão.

    ReplyDelete
  3. ola parabens, acabei de ler e adorei, o teu trabalho. realmente quem nao sabia fica esclarecida. eu cheguei a inglaterra no dia 21 de janeiro deste ano. estou em Durrington,a trabalhar num Pub. Infelizmente vim sozinha porque o marido ainda esta a espera da resposta se a licença sem vencimento e aceite ou nao. Vim por necessidade, era mesmo importante naquela altura ter dado este passo nas nossa vidas, mas doi muito, largar um filho e a pessoa com quem se vive...
    Mas sinceramente aguardo a resposta que espero que seja recusada para poder voltar. Aqui nao fui nada bem tratada, e senti-me humilhada por diversas vezes, e foi a responsabilidade que me tem aguentado aqui. Nao gosto de estar aqui, adoro a paisagem o cheiro, mas as pessoas aqui sao muito porcas e preguicosas. A parte boa ja aprendi algum ingles, e se realmente arranja-se algo na minha area talvez ainda ficasse. Nao é por estar a ter uma ma experiencia, mesmo ma, que ira desistir. Mas aguardo a resposta e o que o universo me reserva. Mais uma vezobrigada por te preocupares com tantos que vem e nao sabem o que fazer. Bem hajas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Nho,
      Antes de mais obrigada pelo comentário e por nos acompanhares! :)
      É com muita tristeza que lemos a tua história, imagino como deve custar estar longe do teu marido e filho e ainda pior quanto não te sentes realizada com o teu trabalho. Às vezes a vida leva-nos para caminhos turbulentos, mas certamente que o universo tem um plano para ti! A parte boa é que aprendeste inglês, ainda bem que no meio de tudo consegues ver o lado positivo!

      Votos de muita sorte, saúde e felicidade! :)

      Delete
  4. Olá boa tarde.
    Parabéns pela dedicação e pelo cuidado na qualidade do q escreve e descreve.
    Em relação à alteração da morada fiscal, lamento q as Finanças Portuguesas não a tenham sabido informar correctamente...algo q não me espanta!
    Não corresponde à verdade a situação de ter q se alterar a morada fiscal, pois um indivíduo é considerado(exclusivamente) contribuinte do UK se permanecer no País mais de 183 dias/ano e seja onde se encontra a sua principal actividade económica e/ou relações comercias.
    É o q está na legislação.

    Mais uma vez, parabéns pela sua dedicação.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Nuno,
      Antes de mais obrigada pelo comentário e por nos acompanhar! :)

      Realmente é triste termos sido mal informados, mas enfim, certamente não haverá problema por termos alterado a morada! Obrigada pelo seu cuidado!

      Continuação de excelente fim-de-semana!

      Delete
    2. Olá,
      Gostava de perceber melhor a situação relativa às finanças. Pois tenho a possibilidade de ir para Londres com um contracto de 6 meses e como depois não sei se fico ou regresso gostava de saber se tenho de mudar a morada fiscal ou não e como evitar a dupla tributação para evitar ficar numa situação desagradável.

      Obrigada pelas vossas contribuições que são sempre preciosas.
      Cumprimentos
      Catarina

      Delete
  5. Adorei o seu trabalho
    Resumindo a minha historia. Estou em Manchester com marido é nossos dois filhos. Renda-500pm council-90pm agua luz e gas-100pm tv license-20pm sky (canais net e telefone)-45pm comida-150pm transporte-175pm
    Ele ganha 2000pm é Eu n Estou a trabalhar de momento. Passamos dificuldades pois tivemos quase tres meses sem trabalho nem ajudas. So do job centre. Beneficios dos miudos so Depois de 8 meses qe pagaram. A pagamos as contas em atraso. Mas agora estamos a guardar dinheiro para voltar para londres. Zona de Croydon
    Sorte para todos E continuaçao de bom trabalho
    Claudia Andrade

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Cláudia,
      Antes de mais obrigada pelo comentário e por nos acompanhares! :)

      Um história de luta e determinação! MUITO OBRIGADA pela partilha!

      Tudo de bom para vocês!

      Delete
  6. Ola, muito bom post parabéns mais uma vez! Mas infelizmente nao abrange familias o que torna tudo 500 mil vezes mais complicado! Com filhos, acreditem que emigrar nao é para qualquer um. Com 20 anos e sem filhos tudo é possivel realmente!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! :)
      Antes de mais obrigada pelo comentário e por nos acompanhares! :)

      É verdade vir com filhos é outra realidade mas surpreendentemente temos conhecido muitos portugueses que vêm com filhos. É preciso muita organização e muita força de vontade mas é possível. Na sua maioria os pais vêm primeiro, deixam os filhos com os avós durante 2 ou 3 meses, e quando já estão cá totalmente organizados vão buscar os filhos. Inclusivamente conhecemos um casal que veio com 3 filhos e vieram todos no mesmo dia.

      Obviamente que sem filhos é substancialmente mais fácil mas com filhos também é possível. Não é fácil mas por vezes é último reduto e o melhor é arriscar!

      Continuação de excelente fim-de-semana! :)

      Delete
  7. Criancas com menos de 3 anos nao tem direito a educacao gratuita, ou seja, se quiserem tem de pagar infantario que é mais de £1000 por mes e sendo bebes pode chegar a £1500 ou mesmo £2000 por mes, apenas a partir dos 3 anos de idade tem direito a 15horas gratuitas por semana e em idade escolar as criancas saiem da escola às 3pm, ainda acha q é facil? Das duas uma, ou ganham muito bem e consegue pagar infantarios e after school clubs ou entao ficam em casa a viver de beneficios porque o valor mensal de um infantario é bem superior ao salario minimo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa tarde!

      Possivelmente não me expressei bem, peço desculpa. Eu não disse que era fácil, obviamente que é bastante complicado. É preciso muita força de vontade e muita organização familiar. Eu apenas disse que conhecemos algumas famílias com crianças que se mudaram para cá, ou seja, apesar de não sei fácil é possível. Cada família é um organismo individual e cada um sabe o que é melhor para os seus, cada caso é um caso, generalizar nunca é boa prática. Nós apenas damos o panorama geral para cada um aplicar da forma que lhe fizer sentido.

      Muitas felicidades! :)

      Delete
  8. Olá Filipa, estou em planos de me mudar para UK no início de 2017 com minha filha de 18 anos. Somos portuguesas nascidas no Brasil.
    Obrigada pelas suas informações tão úteis!
    Gostaria, se possível, que nos.falasse.sobre estudar no.UK. bjs

    ReplyDelete
  9. Olá Filipa, estou em planos de me mudar para UK no início de 2017 com minha filha de 18 anos. Somos portuguesas nascidas no Brasil.
    Obrigada pelas suas informações tão úteis!
    Gostaria, se possível, que nos.falasse.sobre estudar no.UK. bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá!
      Antes de mais obrigada por nos acompanhares! Ficamos muito felizes de saber que o nosso blog vos é útil!
      Muitos parabéns pela decisão que tomaram, muita força e muita sorte para que tudo corra Vêm em boa altura, fala-se da possibilidade dos estrangeiros terem de pagar muito mais que os locais caso o UK saia da união europeia, em 2017 penso que isso ainda não esteja em vigor.
      Sinceramente não conheço bem o mundo universitário por aqui mas posso transmitir o que pouco que sei:

      - O UCAS (University and College Admissions Service) é o organismo responsável pelas admissões ao ensino superior - https://www.ucas.com/;

      - Cada aluno pode candidatar-se até 5 universidades;

      - A admissão de alunos nas universidades é realizada com base no histórico académico, conhecimento da língua inglesa, experiências extracurriculares e características do aluno. É um processo bem diferente daquilo que vemos em Portugal onde a única coisa que importa são as notas;

      - Penso que como é estrangeira terá de fazer o IELTS (International English Language Testing System), que é um teste de inglês;

      - Eu tenho ideia que cada ano custa aproximadamente £9000, à excepção das grandes universidades com Oxford e Cambridge, essas são proibitivas!! Os estudantes da UE podem candidatar-se a um "tuition fee loan", o que significa que só começam a pagar os seus estudos depois de acabarem o curso e estarem a trabalhar, até lá o estado subsidia.

      Mais informações aqui: www.ucas.com

      Não é uma área que dominamos por isso não podemos ajudar muito!

      Espero ter ajudado!

      Delete
  10. Em relacao a nos, veio primeiro o Rui e eu juntei-me a ele, passados 4 meses... nao foi nada facil a separacao... Principalmente para ele, primeiro ficou um mes em casa de amigos, os restantes quase 3 meses ficou num quarto de um conhecido onde pagava 400£ por mes, onde ainda ajudava com as contas e tinha de pagar os transportes, ja nao me recordo em que zona era o quarto, mas a empresa dele e na zona 5 proximo de heathrow; em relacao ao NINo a empresa tratou lhe de tudo, ja eu qd cheguei tive de ir a entrevista, mas foi super facil :)
    No nosso primeiro 1 bedroom ( a 15 minutos a pe da empresa do Rui) pagavamos 850£ fora as despesas cm council, luz+agua+aquecimento (atraves de carregamentos) + internet e tv e council; Ha dois anos voltamos a mudar de casa, desta feita a 5 min a pe do emprego dele, onde pagamos 1100£ + despesas; Com a chegada do bebe vamos esperar mais um anito para tentarmos casa propria :)

    https://matildeferreira.co.uk/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Matilde!

      Obrigada pela partilha!
      Todo o esforço valeu a pena, é isso que importa! :)

      Casa própria?!!!! Boa! Big step! =D Desejo-vos tudo de bom!
      Vai dando notícias! :)

      Delete
  11. Olá Filipa, deixei-me agradecer pelo seu Blog que é muito bom e esclarecedor.
    Sou arquiteto, e à uns meses atrás eu e a minha família (esposa e três filhos)tomamos a decisão de emigrar para o reino unido, visto que no meu país a minha formação é passada para segundo plano. Numa primeira fase eu vou à frente para criar as condições.
    No entanto, tenho visto alguns sites, e alguns já mencionados pela Filipa, e tenho enviado CV com carta de apresentação (muitos), mas até agora sempre com respostas negativas.
    Não queria dar este passo sem ter pelo menos uma segurança de emprego, e a minha questão é a seguinte: Existe algum local, aqui em Portugal que nos ajude nesta situação? Marcação de entrevista com possível formalização de contrato de trabalho?

    Mais uma vez, obrigado pelo seu Blog,
    Adelino Ribeiro

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Adelino,
      Antes de mais obrigada por nos acompanhares! Ficamos muito felizes de saber que o nosso blog vos é útil!
      Não conheço a área da arquitectura por isso não posso ajudar muito. Sei contudo que no caso da área da saúde existem anualmente feiras de emprego em que se toma contacto com os empregadores, o que facilita muito o processo.
      O que sugiro é contactar uma associação de arquitectos da qual faças parte, ou até mesmo a ordem profissional, e perguntar se têm conhecimento de alo que possa ajudar.
      Uma coisa é certa, procurar trabalho cá a partir de Portugal não é fácil, por isso não desesperes.
      Gostávamos muito que nos fosses dando notícias da vossa situação.
      Espero que corra tudo bem!

      Delete
  12. Ola bom dia ... Chamo me Fatima e tenho 56 anos.... Ando já a bastante tempo com a ideia de emigrar para Inglaterra / Londres ou arredores ... e ainda mais quando ha um mes fui despedida de um dia para o outro. Tenho uma amiga que vive na zona 5 e que me "garante" que nao vou ter problemas para arranjar emprego na restauracao ou a tratar de criancas / casa - em particulares. Aqui ja respondi a alguns anuncios dos quais nao obtive resposta. Penso e repenso ir sem trabalho e depois .. seja o que deus quiser... ?? mas talvez por ja ter feitos algumas asneiras na vida .. isso agora seja mto mais dificil e mais ainda por ser num pais que não é o meu. Queria agradecer pelo vosso blog que é fantastico, muito bem escrito e explicito. Agradecia se puder algumas informacoes onde arranjo emprego para restauracao mais facilmente .... muito obrigada .... e felicidades Fatima

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Fátima,
      Antes de mais obrigada por nos acompanhares! Ficamos muito felizes de saber que o nosso blog te é útil!

      É verdade, aqui há muito trabalho na área da restauração e ouvimos muitas pessoas que vêm sem trabalho e poucas semanas depois estão a trabalhar. Não são trabalhos milionários mas é melhor que nada. Já se sabe, é sempre um risco!

      Não é fácil procurar trabalho a partir de Portugal, principalmente na restauração.

      Um bom sítio para procurar emprego quando chegar é agência Neto que é de um Português: http://www.netosagency.com/.

      Gostávamos muito que nos fosses dando notícias da tua situação.
      Espero que corra tudo bem!

      Delete
  13. Olá :) Muito obrigada pelos posts! Super informativos! E acima de tudo, dão coragem a quem se está a mudar para aí agora :)

    Eu estou neste momento a mudar-me para Brighton com o meu marido. Eu venho tirar Mestrado e ele vem à procura de trabalho, ou seja, nenhum dos dois temos trabalho ainda. Será muito difícil alugar, por exemplo, um estúdio não tendo trabalho? Por exemplo, pagando adiantamento de 6 meses?

    Obrigada :) Um beijinho e tudo de bom!

    ReplyDelete
  14. Ola tenho um contrato de dois anos, mas quero desistir por ter achado melhor, como devo fazer?Obrigado

    ReplyDelete
  15. Eu resido em PORTUGAL há 22 anos, terminei meu curso de técnico comercial com equivalência ao 12 ano, mas tenho experiência em Hotelaria Restauração e Turismo e em callcenter,eu falo bem inglês mas como sou muito tímida e nervosa blokeio muito. Minha situação é a seguinte: uma amiga minha que vive em Nottingham ela me convidou para ir passar 15 dias com ela,mas o problema é que ela não quero só passar férias,quero ver se consigo algo para poder ajudar minha mãe, pois aqui passamos muitas dificuldades, e tem mais um problema: eu tenho insuficiência renal crónica e faço hemodiálise 3 vezes por semana,já tenho a nacionalidade há quase 5anos. Mas não sei como funcionam as coisas por aí, mas me disseram que é difícil conseguir trabalho lá nas minhas condições e sem ter possibilidades económicas. Não sei como poderão me ajudar,mas qualquer ajuda será benvindo a nível de informações ou trabalho. Tendo o cartão de cidadão tem data para se manter no país? Adorei o seu blogue, a forma carinhosa e atenciosa como se expressa,muito obrigada pois me ajudou e creio que ajuda muitos desavisados que querem ir para UK em busca de uma vida melhor.beijos

    ReplyDelete