Thursday, February 25, 2016

Novo acordo com a Comunidade Europeia - Qual o impacto para nós?

Boa tarde a todos,


Nos últimos dias temos recebido inúmeras questões e comentários a cerca do novo acordo entre David Cameron e a União Europeia. Instalou-se o caos nas redes sociais e este tem sido assunto para muitas discussões. Como tal decidimos recapitular os acontecimentos e sistematizar quais as possíveis consequências para quem vive por cá.

Acordo entre Reino Unido e a União Europeia:


Após dias de negociações em Bruxelas (com direito a pequeno-almoço, almoço, jantar e aparentemente relações entre diplomatas para apimentar ainda mais o dia), David Cameron saiu vitorioso com um acordo que evidencia a posição especial que o Reino Unido ocupa no panorama europeu. 



O acordo prevê: 


- Corte dos benefícios para filhos de imigrantes que vivem fora do país - aplicável imediatamente para novas chegadas e, a partir de 2020, para os 34 mil requerentes já existentes; 


- Emendas em tratados da UE para deixar claro que o requisito de uma união cada vez mais próxima entre si "não se aplica ao Reino Unido"; 


- Uma "interrupção de emergência" aos benefícios concedidos a trabalhadores durante os seus primeiros 4 anos no país. Esta media pode ser aplicada durante 7 anos consecutivos (sem necessidade do consentimento de outros estados membros), se esta medida não for prorrogada o Reino Unido deixa de a poder aplicar; 

- Autorização para que o Reino Unido tome medidas de segurança de emergência para proteger Londres.


Ou seja, subsídios para quem vem ao Reino Unido apenas para o nascimento dos seus filhos e voltam posteriormente para o seu país de origem deixam de existir, assim como prestações sociais e habitação social para quem acaba de chegar. Sinceramente são medidas que não me chocam porque não prejudicam quem trabalha de forma legar e honesta. Isto complica a vida a quem vem para cá apenas em busca de apoios sociais e não quem vem para viver e contribuir para o crescimento do país. 




Referendo de 23 de Junho de 2016:

A par do anúncio do acordo selado com a União Europeia, David Cameron anunciou também que o referendo ("O Reino Unido deve permanecer como membro da União Europeia?") terá lugar dia 23 de Junho, quinta-feira. 

Neste momento sabemos que o David Cameron apoio o "SIM" (ficar na União Europeia) e Boris Johnson apoio o "NÃO" (saída da União Europeia). 

Boris Johnson, o mayor de Londres conhecido pela sua cabeleira loura desalinhada, decidiu apoiar a Brexit (Brexit = Britain + Exit) o que coloca uma grande pressão em David Cameron e no partido do qual ambos fazem parte visto que ambos são conservadores. Tal como Boris Johnson, muitos outros ministros anunciaram o apoio ao "NÃO" (saída da União Europeia) o que está a deixar muitos imigrantes preocupados com o seu futuro neste país. 

O Reino Unido não faz parte do espaço Schengen (espaço de livre circulação) o que complica a situação para os imigrantes europeus. Contudo, alguns especialistas indicam que caso o Reino Unido saia da União Europeia mas se mantenha no Espaço Económico Europeu, os imigrantes europeus não serão afetados (isto é o que acontece com a Noruega que não é membro da União Europeia mas faz parte do Espaço Económico Europeu).

As consequências para quem já cá vive relativamente a uma potencial saída ainda são incertas. Na minha opinião, mesmo que o Reino Unido saia da União Europeia não significa que no dia seguinte nos coloquem a todos num autocarro e nos mandem para Portugal! Quem tem contrato de trabalho não tem de perder horas de sono (pelo menos para já!). Certamente que haverão burocracias e assuntos a tratar mas a nossa permanência aqui não será impedida porque o país precisa de nós para funcionar (caso contrário as nossas empresas não nos teriam contratado). Aconselho-vos a terem espírito crítico quando lerem opiniões nas redes sociais, há muita gente pouco informada a lançar o pânico e a pintar cenários terríveis, quando na verdade ainda nada está decidido. 


Uma coisa é certa, ninguém nos tem cá por especial favor. Se moramos cá legalmente, com contrato de trabalho e sem esquemas para ter benefícios aos quais não temos direito, estamos a contribuir para a economia e para o desenvolvimento do país. Para além disso, eles também precisam que os seus cidadãos se movimentem livremente pelo espaço europeu, visto que muitos deles também vivem e trabalham além fronteiras. Dificultando a nossa permanência aqui também dificulta a permanência dos emigrantes de cá nos países onde se encontram. 


Outro ponto importante é que mesmo que saiam da União Europeia isso não é um processo automático, não entra em vigor logo no dia seguinte. As fronteiras não fecham imediatamente! Caso aconteça vai ser um processo demorado, os termos têm de ser discutidos e negociados. Portanto quem pretende vir para cá viver até ao final do ano, em princípio, poderá fazê-lo não obstante do resultado do referendo.



Ou seja, quem já cá vive e tem contrato de trabalho pode estar relativamente descansado. Quem pretende vir para cá no futuro é que poderá ter a sua vida dificultada caso o "NÃO" ganhe. Obviamente que há a possibilidade vir para cá já com contrato e visto de trabalho mas sabemos que não é essa a realidade para a maioria dos imigrantes. Eu vim para cá sem trabalho e procurei depois de cá estar, todos sabemos que assim é bastante mais fácil.

Caso o Reino Unido saia efetivamente da União Europeia as consequências para quem cá vive são incertas por isso nada como nos mantermos informados! Para já vamos todos ficar tranquilos porque nada está decidido! 



Eu estou receosa quanto ao referendo (acho que há uma grande possibilidade do "NÃO" ganhar, mas mesmo que ganhe acho que se vão manter no Espaço Económico Europeu), já o Zé está certo que o Reino Unido não vai sair da União Europeia. E vocês, qual a vossa opinião quanto ao que aí vem?

29 comments:

  1. Mais uma vez, excelente trabalho e pesquisa, muita informação factual, resumida mas concisa! obrigada Filipa pelo seu empenho e dedicação! contudo, continuo preocupada com a possibilidade do NÃO ganhar principalmente quando diz no seu artigo "Quem pretende vir para cá no futuro é que poderá ter a sua vida dificultada caso o "NÃO" ganhe". Isto é um impasse par mim, não POSSO, nem VOU deixar que isto me impeça de ir! no entanto, vamos aguardar e ver o que o futuro nos reserva. Continuação de bom trabalho, bom fim-de-semana, bjs.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cara Elizabeth!
      Obrigada pelas palavras de carinho! Ficamos muito felizes de saber que o artigo lhe foi útil!
      Parabéns pela garra e determinação, é assim mesmo! =D
      Segundo aquilo que li durante a minha pesquisa acho que não tem de se preocupar porque mesmo que haja uma saída da UE isso é um processo muito demorado, segundo alguns especialistas pode demorar anos! Por isso quem tenciona vir durante 2016 ou 2017 pode estar descansado mesmo que o "NÃO" ganhe. Além disso estou convencida que não vão sair do Espaço Económico Europeu porque isso seria prejudicial para eles também!
      Vamo-nos mantendo informados mas sempre optimistas e perseverantes!

      Bom fim-de-semana!

      Delete
  2. Replies
    1. Olá Sergio!
      Obrigada por nos acompanhares! :)

      Delete
  3. Olá a todos... Eu realmente estou bem preocupado visto que estava me planejando para me mudar definitivamente para Londres no fim desse ano... agora já estou indeciso... estou até pensando em abortar tudo o que estou a fazer por aqui e me mudar no final de julho... mas realmente não sei o que fazer agoira diante dessa situação... Será que o UK Cameron) não está blefando para conquistar mais fácil suas exigências??? na verdade estou cheio de interrogações...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Loran!
      Antes de mais obrigada pelo teu comentário!
      Penso que não seja necessário antecipares a tua vinda. Segundo aquilo que li durante a minha pesquisa, mesmo que haja uma saída da UE isso é um processo muito demorado, segundo alguns especialistas pode demorar anos! Por isso quem tenciona vir durante 2016 ou 2017 pode estar descansado mesmo que o "NÃO" ganhe. Além disso estou convencida que não vão sair do Espaço Económico Europeu porque isso seria prejudicial para eles também!
      Quanto à posição do Cameron acho que seria um bluff muito arriscado, ele já deixou a posição bem clara por isso penso que seja a posição final.
      Vamo-nos mantendo informados mas sempre optimistas e perseverantes!
      Muitas felicidades!

      Delete
    2. Olá Filipa... eu é que agradeço sua atenção e ajuda...

      É, minha dúvida por exemplo é que um dos motivos principais dessa saída do UK é exatamente para controle de imigração, sendo assim será que eles ficariam no espaço econômico visto que continuariam a dar livre acesso aos imigrantes da União??? Na verdade o meu pai já mora em Londres a 3 anos e eu estava me planejando para ir morar com ele e planejando os estudos para meu filho a partir de 2016... estava me planejando me mudar com minha esposa e meu filho de 13 anos...

      Quanto ao seu comentário de que iria demorar para as leis entrarem em vigor, realmente isso pode ocorrer pois essas coisas demoram mesmo... mas será que eles não iriam por exemplo, não contar como legais no país quem entrasse depois da votação??? Porque eles tem esse controle neh??? Rsssss, tantas dúvidas...

      Filipa, já estou falando demais... Gostaria de agradecer imensamente pela sua atenção e carinho... Muito obrigado.

      Delete
    3. Olá Loran!

      Eu acho que eles não vão sair do Espaço Económico Europeu porque também têm muitos cidadãos a morar fora e não os querem prejudicar. Penso, contudo que a forma de controlarem a imigração será exigir um salário mínimo aos imigrantes, isso acho perfeitamente possível e começa já em Abril para quem está fora do espaço europeu.

      Não acredito que mude nada logo depois da votação, acho que isso seria extremamente ilegal! A saída tem de ser negociada com todos os estados membros. Acho que com isso podemos ficar descansados!

      Loran fale à vontade! Assim ajudamo-nos a todos!

      Se houver novidades vamos falando!
      Tudo de bom e muitas felicidades! :)

      Delete
  4. Loool, quem vem para trabalhar eles não fazem nada, o problema é quem vem à espera dos benefits como está explícito no post...

    Congratulations 😛 See you in your next post . 😍

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Judite!
      Obrigada pelo teu comentário!
      Exatamente, quem está cá de forma honesta e boa fé não tem nada a temer. Quem vem em busca do vale dos benefícios encantados é que pode ficar preocupado!
      Felicidades!

      Delete
  5. Boa tarde eu em Março vou para Inglaterra leeds ,vou eu mais a minha esposa gravida de 1 mês,vamos numa de trabalhar para ter melhor vida que em Portugal,sera que faço bem em ir agora??estando com um filho a caminho??obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fds meu.. Um filho nao eh uma playstation pa, nao aparece como uma borbulha sem tares á espera. A forma como estas a encarar a imigração deve ser a mesma como encaraste ter um filho - faço e que sa foda. Ganha juizo, faz-te homem, trata do teu filho e da tua mulher e mais tarde se for caso disso e se tiveres condiçoes para isso entao vem. Imigrar nao é um mar de rosas, e esta nao é a melhor altura da tua vida para te meteres numa loucura dessas.

      Delete
  6. Em primeiro lugar a ideia de imigrar ja estava planeada antes de ter um filho, em segundo lugar tenho dinheiro suficiente para sustentar a minha familia durante muito tempo ,sei bem como cuidar da minha familia amigo cada um sabe da sua vida ,apenas perguntei se e o momento ideal para imigrar visto que as leis mudaram ,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá caro leitor!
      Antes de mais agradeço o comentário!
      Felicito-vos pelo vosso esforço! É preciso coragem e determinação para deixar o nosso país, especialmente quando temos mais um membro da família a caminho. Tal como disse o Joaquim ser emigrante não é um mar de rosas mas a verdade é que, tal como disseste, cada um sabe da sua família e aquilo que é melhor para os seus. Muitas pessoas pensam que chegam cá e é tudo fácil e imediato! Atenção, isto não é uma terra encantada, é um país com oportunidades mas temos de fazer com que essas oportunidades se materializem! Desde que as pessoas venham cientes que a vida aqui é cara e que estar longe dos nossos não é fácil, tudo bem!
      A minha opinião (que vale o que vale) é a seguinte. Se já tinham tudo planeado, se sabem ao que vêm, se têm dinheiro para se manterem até arranjarem trabalho e se estão preparados para esta aventura, então venham! Aproveitem enquanto ainda é possível! Não te preocupes com o acordo com a UE e com o referendo porque para quem vem num futuro próximo nada vai mudar.
      O acordo com a UE só prejudica quem vem em busca de subsídios e nada mais. Se vocês vêm para trabalhar e dar uma vida melhor ao vosso filho acho que não tem de se preocupar!
      Façam bem o trabalho de casa, preparem-se bem e vais ver que tudo vai correr pelo melhor!
      Muitas felicidades e tudo de bom para vocês. Se pudermos ajudar em mais alguma coisa disponham!

      Delete
  7. Se for para correrem com os que estão cá há 15 anos e trabalharam 4 recebem job benefit e têm casa do consil e ajuda na água e luz ( como sei de casos) concordo com estas medidas. Eu não estou preocupada eu tenho emprego e o meu marido também e os ingleses só nos fazem elogios pela nossa vontade de trabalhar e capacidade de multi task lol. Quanto à borbulha acontece sim a minha pelas contas da midwife e como diz a minha mãe, em brincadeira, foi feita no avião e como o meu patrão me disse quando lhe disse que estava grávida foi porque tinha que ser assim.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Isa! Estou perfeitamente de acordo! :)
      Muitas felicidades para toda a família! Tudo de bom para vocês!

      Delete
  8. Ola, em 2017 acabo o meu curso e estou interessada fazer a universidade ai, mas penso so ir para Inglaterra em 2018 acha que da com essas mudancas?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Jessica!
      Antes de mais muitos parabéns e muitas felicidades!
      Como estudante não terás problemas em vir para cá, se vieres já com tudo tratado terás visto de estudante (se for efetivamente necessário), por isso não te preocupes. Contudo ouvi que uma das consequências poderá ser que o preço da universidade seja mais caro para estrangeiros. Mas tal como disse, ainda nada está decidido, vamos esperar para ver e se houver novidades nós avisamos!
      Muitas felicidades! :)

      Delete
  9. O espaço Schengen é irrelevante para efeitos de migração intra-EU (ou seja em termos de legislação Europeia não há diferenças entre emigrar para um estado Schengen ou não Schengen), é um acordo relativo a controlo fronteiriço e de admissão de cidadãos não-comunitários. Quanto ao resto ninguém sabe o que poderá acontecer caso o Não ganhe, nem sequer o governo do RU porque a única decisão que podem tomar unilateralmente é sair, tudo o que se siga tem que ser aprovado pelos 27 estados remanescentes na UE. Dúvido muito que o RU queira ficar parte do Espaço Económico Europeu porque isso implica aceitar imigrantes de outros estados europeus sem restrições. A principal motivação do referendo é pricipalmente controlar a imigração de outros estados europeus. Convém salientar que em Abril vai entrar em vigor uma lei que determina a expulsão de imigrantes não comunitários que estejam no RU há mais de 5 anos e ganhem menos de £35000.

    ReplyDelete
  10. O espaço Schengen é irrelevante para efeitos de migração intra-EU (ou seja em termos de legislação Europeia não há diferenças entre emigrar para um estado Schengen ou não Schengen), é um acordo relativo a controlo fronteiriço e de admissão de cidadãos não-comunitários. Quanto ao resto ninguém sabe o que poderá acontecer caso o Não ganhe, nem sequer o governo do RU porque a única decisão que podem tomar unilateralmente é sair, tudo o que se siga tem que ser aprovado pelos 27 estados remanescentes na UE. Dúvido muito que o RU queira ficar parte do Espaço Económico Europeu porque isso implica aceitar imigrantes de outros estados europeus sem restrições. A principal motivação do referendo é pricipalmente controlar a imigração de outros estados europeus. Convém salientar que em Abril vai entrar em vigor uma lei que determina a expulsão de imigrantes não comunitários que estejam no RU há mais de 5 anos e ganhem menos de £35000.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Sergio,
      Obrigada pelo comentário! :)
      Os portugueses, pelo menos para já, não serão afetados pela nova lei ao contrário dos nossos amigos do Brasil. Mas pode ser um indicador daquilo que aí vem, sem dúvida!
      Felicidades! :)

      Delete
  11. ola, eu estou ca a 4 meses o meu marido a 5, ele tem trabalho mas eu n porque tenho 3 filhos pequenos, corremos o risco de ir embora?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá FCPAlexandre,

      Obrigada por nos acompanhares! :)

      Para já ainda não sabemos o que vai acontecer, mesmo que o UK saia da UE nada vai mudar logo no dia seguinte. Se o teu marido tem trabalho certamente que a empresa o vai ajudar a obter um visto para toda a família (caso isso seja necessário no futuro).

      Para já a única coisa que podemos fazer é esperar e acompanhar as notícias!


      Tudo de bom!

      Delete
  12. Boa noite,

    Eu e o marido, estamos a pensar ir para Londres no inicio de 2017.
    No plano e irmos os dois, procurer em emprego, e depois alugar uma casa, e organizar as escolas para os nossos filhos, 5 ano e 10 ano.Existe alguma dificuldade em inscrever os nossos filhos?Temos de o fazer com quanto tempo de antecedencia?
    A minha questao e uma boa altura para irmos?
    Tenho como objectivo estudar quando ai estiver.
    Somos Portugues, dai nao termos problemas com visto.
    Uma familia de 4 tem que ter um orcamento de quanto para ter uma vida estavel em Londres?

    Grata pela ajuda.
    Maria Marques

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Maria,

      Antes de mais obrigada por nos acompanhes!
      É preciso muita coragem e força de vontade para fazer as malas de uma família inteira rumo a outro país! Parabéns pela vossa determinação.
      Em relação à escola não terão problemas visto que essas idades fazem parte da escolaridade obrigatória. Em breve vamos pedir aos nossos leitores que partilhem connosco histórias, dificuldades e informações sobre o sistema de educação do Reino Unido, por isso fiquem atentos.
      O ideal seria que eles viessem no início do ano escolar, isso facilitava as coisas. O que aconselho é que assim que souberem a localidade para onde vão, contactem logo o council e perguntem como devem proceder para os inscrever na escola.
      Quanto ao orçamento é difícil de responder mas penso que um casal vive relativamente bem com £2500.

      Votos de muito sucesso, vão dando notícias! :)

      Delete
  13. Ola a todos, desde ja parabens por toda a informaçao aqui colocada! Deixou me um pouco mais tranquilo.

    Estou com viagem marcada para viver em Inglaterra, tenho contrato de trabalho permanente assinado e tudo agendado para começar dia 4 de Julho!

    ReplyDelete
  14. Tenho que renovar a residência de minha esposa e fazer e fazer o pedido da nacionalidade britânica de meus filhos que nasceram aqui e tem 6 e 5 anos respectivamente. Achas que terei problemas?

    ReplyDelete
  15. Olá a todos, e desde já passo a elogiar à Filipa Santos pelas informações e pelas respostas fornecidas.
    Eu sou portuguesa e já venho a pensar em emigrar há algum tempo para UK.
    Visto que ainda está tudo no ar, tenho as minhas dúvidas e receios.
    Visto que a Filipa está à par do assunto eu queria saber se haverá algum problema em mudar-me até o fim deste ano.
    Penso em chegar e procurar emprego, visto que pelas minhas pesquisas tudo indica que é mais fácil.
    Quais as áreas com mais probabilidades em conseguir emprego visto que não sou fluente no inglês?
    Qual a agência que posso ir procurar emprego?
    Qual o salário mínimo?
    E o orçamento para uma pessoa?
    Aguardo resposta
    Obrigada

    ReplyDelete
  16. Olá boa tarde pretendo mudar -me para Manchester em 2018 sozinha para procurar emprego será que haverá algum impedimento?

    ReplyDelete