Tuesday, December 1, 2015

Listas, listas, post its e mais listas

Na altura de fazer a mala para ir viver noutro país gera-se o caos. Faltam dois dias e confesso que ainda não estou certa daquilo que vou levar. Felizmente pagámos à Ryanair uma mala de 20Kg e outra de 15Kg para cada um o que dá alguma margem, mas mesmo assim não estou certa que caiba tudo. Continuo a questionar-me se não é melhor levarmos toalhas de banho. E lençóis? E pratos e talheres?

Confesso que sou do tipo de pessoas que é apologista da premissa "mais vale a mais do que a menos" e que quando vou passar um fim de semana fora levo coisas suficientes para uma semana (não vá existir um corte nas estradas que nos obrigue a ficar mais tempo do que tínhamos inicialmente planeado!). Não gosto de viajar com espaço (neste caso peso) limitado porque me obriga a levar apenas o essencial e deixar coisas que me podem fazer falta. E mesmo aquelas camisolas que já não uso há mais de dois anos tenho sempre a sensação que me vão fazer falta e se não as levar vou arrepender-me para todo o sempre!

A estratégia que adoptei foi fazer várias listas para me organizar. Primeiro uma lista daquilo que temos de fazer em cada dia (ex: comprar adaptadores de corrente, ir ao dentista, comprar medicamentos para levar, ...) e depois check lists daquilo que devemos colocar nas malas. A check list das malas está dividida em duas partes a primeira é composta por aquilo que é essencial e a segunda pelos itens que devemos levar caso ainda haja espaço (como a máquina do café, algumas molduras, livros, ...). Pessoalmente o simples facto de fazer a lista ajuda-me a organizar as ideias e a acalmar o espírito por isso é estratégia que uso com frequência.

Neste momento as malas não estão feitas mas estão encaminhadas (apesar do caos). Como podem observar, em cima da cama do quarto das visitas tenho a roupa quero levar e junto à cama tenho os sapatos e botas. Tenciono hoje à noite começar a guardar tudo nas malas e rezar para que por magia os 35kg que cada um pode levar dê para transportar toda a nossa casa para Londres.

                                 

23 comments:

  1. Ohpah eu tive o mesmo dilema, acredita :) Mas depois descobrimos que as coisas nao sao tao caras qt pensavamos :)
    Desculpa o spam dos coments mas e que me identifiquei mesmo os teus posts :)

    https://matildeferreira.co.uk/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Adorei todos os comentários, por favor continua a acompanhar-nos e deixa-nos os teus comentários! :)
      Vou passar o Natal a Portugal e aproveito para trazer mais algumas coisas! :)

      Delete
  2. Também vou para Londres em Fevereiro com o meu namorado começar uma nova aventura, já ando ansiosa e tento nem pensar muito no que vai nas malas ainda porque já sei que vai ser um pesadelo apesar de já andar a mentalizar-me que depois compro o que faltar quando chegar porque não é caro em termos de roupa e coisas para casa.. Mas também sou dessas que tem de levar tudo xD
    Continuem com as publicações porque vou acompanhar :D *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Andreia!
      Antes de mais muitos parabéns e muitas felicidades para vocês!
      Para que zona vão?
      Pois é, fazer a mala foi um pesadelo... entretanto já voltei a Portugal e trouxe mais coisas! Felizmente a nossa casa estava completamente mobilidade por isso tínhamos o básico e o resto com calma vamos tendo!
      Beijinhos e obrigada por nos acompanhares!

      Delete
    2. Vamos para Sutton, Surrey :) beijinhos *

      Delete
    3. This comment has been removed by the author.

      Delete
    4. Olá Andrea,
      Feliz 2016!
      Acho que isso é perto do Hampton Court, um palácio magnífico que quero MUITO visitar!
      http://www.hrp.org.uk/hampton-court-palace/

      Delete
    5. Sim, fia proximo desse lindo palacio que eu com muita pena minha que estou ca ha quase 3 anos ainda nao visitei... Surrey fica ligeiramente abaixo de Heathrow onde eu moro :) :) :) E uma zona linda, especialmente conhecida pelos seus campos lilases :) :) :) devido a alfazema que ai se cultiva :)
      Boa Sorte, Andrea :)
      Bjinhosss

      Delete
    6. Eu sou apaixonada pela dinastia Tudor, principalmente a altura do Henrique VIII e as suas 6 mulheres que viveram neste belo palácio! Quero muito visitar! :)

      Delete
  3. Primeiro de tudo, parabéns pelo blog!
    Em princípio, no próximo mês de Fevereiro irei para Inglaterra. Acho que o drama maior irá ser arranjar casa, visto que já conheço algumas cidades do país e não tenho qualquer problema com a língua (desde do meu 1º ano de faculdade que tenho andado num curso de inglês). Sei que vai ser uma grande aventura e antes de ir já enviei o meu cv para algumas agências (tanto portuguesas como estrangeiras). Há coisas que não poderei levar, segundo ouvi dizer a melhor forma será pedir a alguém que envie pelo correio. Apesar de tudo, acho que vale a pena arriscar.
    Boa sorte e um excelente 2016!
    Sara Sousa

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Sara!
      Bem-vinda ao nosso blog!
      É preciso coragem e determinação para tomar essa decisão, muitos parabéns! Vai ser a aventura da tua vida!
      Procuras trabalho em que área? O facto de falares bem inglês vai ser uma grande ajuda na procura de emprego!
      Vai dando notícias!
      Excelente 2016! :)

      Delete
    2. Olá! Estou neste momento a terminar o mestrado em Marketing, e sendo licenciada em gestão, procuro algo nessas áreas, se bem que para chegar onde queremos temos de agarrar as oportunidades que aparecem. Aqui em Portugal, há bem pouco tempo estive a trabalhar no aeroporto de Lisboa, foi o que apareceu na altura, não me posso queixar.
      Sim, quanto ao inglês, até fiz um exame oficial, sempre é mais uma valia. Vamos lá ver como as coisas correm. Gostaria de ir para Londres, mas tudo depende do valor das rendas nos arredores de Londres.
      Darei notícias certamente! E continuarei a ver o vosso blog para ir ficando mais informada, obrigada!

      Delete
    3. Olá Sara!
      Fantástico! Muitos parabéns pelo teu percurso!
      Já vi que és um lutadora por isso vais conseguir.
      Acho que o mais provável é vires, em menos de uma semana arranjas um trabalho rápido para te manteres (restauração, hotel, loja, ...) e vais procurando algo na tua área e vais certamente arranjar mais cedo ou mais tarde!
      Quanto às rendas quanto mais afastado de Londres mais baratas.

      Para ires vendo quartos dá uma vista de olhos em:
      https://www.gumtree.com/
      https://www.spareroom.co.uk/
      http://www.rightmove.co.uk/

      Para procurar trabalho dá uma viste de olhos em:
      http://www.portugal21.com/uk/agencias_de_emprego_portuguesas_em_londres.htm
      http://www.berkeley-scott.co.uk/
      https://www.gumtree.com/
      http://www.reed.co.uk/
      http://www.totaljobs.com/
      http://www.monster.co.uk

      Toda a sorte do mundo!!!! :)

      Delete
    4. Muito obrigada pela ajuda! Durante algum tempo fui poupando dinheiro, mas mesmo assim, vou tentar gastar o menos possível até ter um trabalho fixo. Pelo que li nos vossos posts, reparei que têm trazido coisas de Portugal aos poucos, mas no meu caso, como não devo voltar tão cedo será que sai mais barato levar bagagem extra ou pedir a alguém que envie pelo correio? É que dentro do essencial, é muito dificil levar tudo (ou a maior parte) na mala de porão. Isto para evitar custos extra de gastar dinheiro em coisas que já possuo aqui em Portugal.
      Espero no final deste mês ter tudo tratado - viagem, casa, documentação (já tratado) e a lista do que levar.
      Obrigada mais uma vez! Tudo de bom!

      Delete
    5. Olá Sara!
      O nosso objetivo neste momento é tentar ir a Portugal de 2 em 2 meses e vamos trazendo as coisas aos poucos.
      Para o transporte daquilo que precisas aconselho-te a contactares:

      - Transportes Portugal Ltd (+351 (0) 96 141 7106)

      - Levo e Trago E-mail: levo.trago@gmail.com Facebook: www.facebook.com/levoetrago


      Acho que este tipo de empresas ficam mais baratas que o envio por correio e a bagagem extra.

      Espero que corra tudo bem! :)
      Muita sorte! Vai dando notícias!

      Delete
    6. Olá!
      Obrigada pela informação, já vi a página do facebook do "Levo e Trago" e entretanto vou entrar em contacto com eles para ver quanto fica. Nem imaginam o quanto estas informações são importantes para mim. :)
      Sim, vou dando notícias! E continuarei a estar a par do blog também :)

      Delete
    7. Olá Sara!
      Ainda bem que te pudemos ajudar!!! :) Se precisares de mais informação pergunta, se nós soubermos temos todo o gosto em te ajudar!
      Beijinhos

      Delete
    8. Olá!
      Desde já, dou-vos os parabéns pelo bom gosto do logo e pela ideia da caneca (do vosso blog).
      Já comecei a organizar as coisas e gostaria de saber se conseguiam ajudar-me com duas situações: sei que as casas geralmente pagam-se à semana, mas como é que é considerado a semana, é de segunda a domingo, ou depende do dia em que a pessoa aluga a casa (por exemplo, vou a uma quarta-feira para Londres e entro para uma casa nesse dia, portanto seria considerado desde quarta até terça da semana a seguir)?
      E como fizeram com os telemoveis? É que aqui em Portugal pedem-me um dinheirão para desbloquear o meu telemóvel, e secalhar sai muito mais barato comprar um cartão em Londres da vodafone e usar (visto que a rede é a mesma)?
      Muito obrigada! Beijinhos

      Delete
    9. Olá Sara!!! :)
      Obrigada por nos acompanhares!

      Quanto às tuas perguntas:

      Renda: A nossa renda é paga ao mês (as coisas que vimos que eram pagas à semana eram quartos). Dos casos que conhecemos o dia de pagamento de renda é acordado com o senhorio, não há uma regra igual para todos. Não te esqueças que no dia em que entras para a casa/quarto tens de dar algumas rendas de adiantado. No nosso caso pagamos a renda do mês em curso mais um mês e meio de depósito. Conhecemos casos de pessoas que moram em quartos que pagaram 4 a 8 semanas de adiantado. Cada caso é um caso. Depois conta-nos como correu contigo!

      Telemóveis: No nosso caso o Zé já tinha o telemóvel desbloqueado mas o meu estava bloqueado à Vodafone. Como a vodafone cobrava bastante para desbloquear e os cartões de cá (mesmo os da vodafone) não iriam funcionar, tentámos o mercado negro! LOL! Fomos ao Centro comercial Babilónia na Amadora e numa das lojas de telemóveis desbloquearam-me o telemóvel por 30eur! Problem solved!

      Espero ter ajudado!

      Beijinhos

      Delete
    10. Olá, obrigada pela vossa ajuda. Encontrar casa é o mais complicado, de resto, já está tudo encaminhado.
      Pois o telefone pedem-me um abuso de dinheiro por ser um smartphone para desbloquear, mas visto que há a vodafone aí, vou ver se dá para comprar um cartão quando chegar e usar à mesma, visto que a rede é a mesma. Também já pensei em ir a essas lojinhas para o desbloquear, mas não sei.

      Beijinhos

      Delete
    11. Olá Sara!

      Eu pensava o mesmo que tu em relação à vodafone mas infelizmnete não é possível, apesar de ter o mesmo nome as redes são diferentes. Tens mesmo de desbloquear :(

      Beijinhos

      Delete
    12. Olá!

      Não fazia ideia disso, visto que é a mesma rede. Bem lá vou ter de desbloquear para não apanhar surpresas quando chegar lá. O maior problema agora é mesmo arranjar casa. Segundo parece, é preciso ser uma agência que faça contracto, para ajudar na abertura de conta no banco e afins.

      Obrigada pela ajuda :) Beijinhos

      Delete
    13. Pois, eu também não fazia ideia... :/

      Quanto à casa é uma coisa que tens de tratar cá, nós tentámos à distância e não conseguimos nada... Quanto à conta bancária já me disseram que o Lloyds facilita bastante (eu não sei porque a minha conta é no HSBC) mesmo sem contrato de arrendamento. A vantagem de fazer um contrato sem agência é que normalmente não tens de pagar tanto de adiantado.

      Vai-nos contando como as coisas estão a correr! :)
      Beijinhos

      Delete