Monday, February 15, 2016

Redução de açúcar - Parte II

Olá a todos!

Antes de mais quero agradecer todas as perguntas e comentários que têm enviado, em breve vamos preparar um post especial só com perguntas e respostas, ainda vão a tempo de enviar as vossas! Não se esqueçam de nos acompanhar através Facebook e Instagram!

Inicialmente quando chegámos reparámos que os pacotes de açúcar aqui eram bastante mais pequenos quando comparados com os que temos em Portugal. Fiquei de investigar e efectivamente constatei que aqui os pacotes de açúcar pesam aproximadamente 3g enquanto que em Portugal os nossos pacotes de açúcar têm entre 7g e 9g.





Contudo, depois de conversar com algumas pessoas percebemos que na sua maioria as pessoas colocam pelo menos dois pacotes de açúcar em cada chávena de café ou chá... a intenção é boa mas acaba por não funcionar a 100%. 

A Direcção-Geral da Saúde portuguesa também pretende reduzir a quantidade de açúcar das embalagens individuais servidas na restauração, é uma excelente medida mas isolada não é suficiente, a população tem de ser educada nesse sentido para que não acontece o mesmo que se verifica aqui em UK.


E vocês, quantos pacotes de açúcar colocam nas vossas bebidas quentes?

6 comments:

  1. Olá,

    O Blogue está tão bom que fiquei apaixonada. Tenho mesmo que conhecer UK mais de perto. Posso dizer que estão a fazer um enorme serviço público à comunidade Brasileira que quer ir para fora!

    Muitos parabéns.

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Érika! :)

      Obrigada por nos acompanhares! Ainda bem que gostaste do nosso blog, ficamos super felizes por achares que é útil!

      Continuação de boa semana!

      Delete
  2. Achei super interessante!
    Têm toda a razão, reduzir os pacote de açúcar não chega, a população tem de ser educada nesse sentido!
    Parabéns!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Marta!
      Obrigada por nos acompanhares. Ainda bem que achaste este artigo interessante, não te esqueças que hoje há mais! :)

      Delete
  3. A Direcção-Geral da Saúde portuguesa também pretende reduzir a quantidade de açúcar das embalagens individuais servidas na restauração, é uma excelente medida mas isolada não é suficiente, a população tem de ser educada nesse sentido para que não acontece o mesmo que se verifica aqui em UK.

    restauracao ou hotelaria ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa tarde! :)

      É este o comunicado que está na página da DGS:

      "A Direcção-Geral da Saúde entregou ao Ministério da Saúde uma proposta para reduzir para metade ou menos de metade (dos actuais oito gramas para apenas quatro ou três gramas) a quantidade de açúcar das embalagens individuais servidas na restauração e sugere, ainda, que seja obrigatório que estes pacotes apenas sejam disponibilizados aos clientes que o pedirem.

      A proposta foi desenvolvida no âmbito da “Uma nova ambição para a saúde pública” e segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que se refere ao consumo de açúcares simples adicionados à alimentação. A OMS defende que o consumo de açúcar se mantenha abaixo de 10% das calorias ingeridas diariamente, aproximando-se idealmente de 5% do total de energia consumida.

      Segundo a OMS (que se baseia nos últimos estudos disponíveis), o consumo de açúcar pelas crianças portuguesas aproxima-se dos 25% da energia ingerida diariamente, ou seja cinco vezes acima dos 5 % ideais."

      Delete