Thursday, March 3, 2016

Procurar trabalho no Reino Unido

Boa tarde a todos!

Que tal está a correr a semana? Ontem fomos experimentar um serviço de aluguer de carros eléctricos, os quais podem ser requisitados no mínimo por uma hora. Um serviço muito interessante, para quem, tal como nós, não tem veículo próprio. Se quiserem mais informações avisem e nós disponibilizamos mais detalhes.



Desde já agradecemos todos os comentários que nos têm enviado, obrigada pelas palavras de carinho que nos têm dirigido! Ficamos muito felizes por saber que os nossos artigos vos são úteis! Ainda não conseguimos responder individualmente a todos mas logo que possível tratamos disso. 

Hoje vamos falar sobre o processo de procura de emprego, ou como se diz por aqui, job hunting ;D. Vou tentar deixar-vos algumas dicas úteis e falar-vos um pouco da nossa experiência pessoal. Para mais informações sobre o que fazer para viver e trabalhar no Reino Unido ler artigo anterior aqui.

Bom, procurar emprego pode ser um processo frustrante em qualquer ponto do mundo, especialmente quando estamos numa cidade super populada e muito competitiva! A chave para uma procura de trabalho eficaz é conhecer o mercado, reconhecer as nossas capacidades e saber demonstrar ao empregador porque razão somos uma mais-valia para determinada posição.


Durante todo o processo é importante que sejam persistentes, mesmo que os e-mails politicamente correctos a descartar a vossa candidatura continuem a chegar, não desistam, eventualmente alguém vos dará uma oportunidade.


CV


Não se esqueçam que aqui a estrutura do CV é diferente, não usem o Europass. Uma dica que recebi de uma das agências de recrutamento com quem me cruzei, é que a parte mais importante do CV é o personal profile e que muitas vezes os empregadores nem lêem o restante, centram-se apenas neste resumo inicial. Certifiquem-se que têm um personal profile forte, que demonstram as vossas potencialidades e que referem experiência anterior relevante para a posição à qual se candidatam. É importante modelar o CV de acordo com cada candidatura, usar expressões que estejam no anúncio e demonstrar que têm as características que eles estão à procura. Não enviem o mesmo CV para todos os anúncios, personalizar é importantíssimo! 



Ordenados
Esta questão é muito difícil de abordar porque é muito relativo. Depende da área de trabalho, dos anos de experiência, do tipo de empresa... a única coisa que vos posso adiantar é que o ordenado mínimo aqui são 6,70£/hora e em Abril deste ano vai aumentar para 7,20£/hora.

Quando vos dizem o ordenado anual, é importante saberem em quanto é que isso se traduz em ordenado mensal líquido (normalmente nos anúncios os valores indicados são valores anuais brutos). Para isso basta procurarem na Internet "gross to net UK", colocam na calculadora o valor anual e verificam qual o valor líquido mensal. Atenção que estas calculadoras não são 100% fiáveis, mas pelo menos servem de ponto de referência.

Exemplificando:

- 15,000£: 1,113.93£
- 20,000£: £1,397.27

- 25,000£: £1,680.60

- 30,000£: £1,963.93

- 35,000£: £2,247.27


- 40,000£: £2,530.60


Processo de recrutamento

Como sabem o Zé é engenheiro informático e trabalha como administrador de sistemas na área do retalho e sou dietista e trabalho como account executive na área do marketing alimentar. 


Os nossos processos de recrutamento foram bastante diferentes. No caso do Zé ele fez uma entrevista telefónica com a agência de recrutamento, quando ainda estávamos em Portugal. Como a empresa gostou do perfil dele, pediram-lhe para vir a uma entrevista presencial que durou 5h (e inclui um teste técnico bastante avançado). Sabendo que o Zé tinha vindo propositadamente de Portugal, nesse mesmo dia foi entrevistado por toda gente importante para depois não ter de cá voltar, por isso é que foi uma entrevista tão peculiar. 


No meu caso, o meu processos de recrutamento demorou aproximadamente 1 mês. Fiz um entrevista telefónica com a agência de recrutamento seguida por uma entrevista presencial. Depois o meu CV foi enviado para o empregador e como demonstraram interesse no meu perfil fui a um entrevista presencial. O passo seguinte foi fazer uma apresentação com base num briefing que me enviaram e por fim um café informal com os managers. Ou seja, um total de 5 etapas até chegar a oferta! 


Em termos de documentação ao Zé só pediram o cartão do cidadão, enquanto que no meu caso, a minha empresa trabalha com um parceiro que faz um background verification de todos os trabalhadores. Nesse sentido eu tive de lhes disponibilizar o cartão do cidadão, passaporte, comprovativo de morada, detalhes dos últimos 5 anos de experiência profissional, certificado de fim de curso, entre outros dados pessoais. 


Isto só demonstra que não há um padrão, depende da empresa para onde vão trabalhar.



Sites de procura de emprego

MonsterBom para qualquer tipo de emprego, em especial para a área de IT. Para além de pesquisar oportunidades também podem submeter lá o vosso CV para que os empregadores vos contactem directamente caso o vosso perfil seja relevante, tendo em conta aquilo que estão à procura. 

Total JobsBom para qualquer tipo de emprego.

Reed Bom para qualquer tipo de emprego. Para além de pesquisar oportunidades também podem submeter lá o vosso CV para que os empregadores vos contactem directamente, caso o vosso perfil seja relevante tendo em conta aquilo que estão à procura. 

Cv Library: Bom para qualquer tipo de emprego. Para além de pesquisar oportunidades também podem submeter lá o vosso CV para que os empregadores vos contactem directamente, caso o vosso perfil seja relevante tendo em conta aquilo que estão à procura. 

Gumtree: Vários tipos de empregos que requerem menos especialização. Anúncios colocados pelos empregadores e não por agências de recrutamento. Atenção aos scams

IndeedBom para qualquer tipo de emprego.

Prospects: Bom para recém licenciados. 

- Neto: Uma agência de recrutamento portuguesa, ideal para quem precisa de um trabalho rápido.

LinkedIn: Na verdade é uma rede social mas, se bem utilizado, pode ser uma excelente forma de procurar emprego (dependendo da área). 

Algo bastante útil que vos aconselho vivamente, é preparar uma folha de Excel onde vão registando tudo a que se vão candidatando, para não enviarem candidaturas em duplicado e para conseguirem perceber quantos CV precisam de enviar para conseguirem uma entrevista. Nesta folha podem colocar nome da agência/empregador, função, localização, ordenado, benefícios e link do anúncio, acho que é uma excelente forma de se organizarem. À medida que vão recebendo respostas vão também registando na folha.


No meu caso enviei aproximadamente 80 CVs. A minha primeira entrevista foi marcada uma semana depois de começar a procura de emprego. Fiz pelo menos 12 entrevistas telefónicas com várias agências de recrutamento e fui a 4 entrevistas presenciais com o empregador (algumas das funções que me propuseram no contacto telefónico não faziam sentido, tendo em conta aquilo que eu estava à procura). Todo o processo, desde que comecei a enviar CVs até recebi a oferta que aceitei demorou aproximadamente 6 semanas, podia ter demorado menos mas eu não estava só à procura de um trabalho qualquer, eu queria o trabalho certo para mim. Cada caso é um caso e há muitas variáveis a ter em conta. O importante é não desistir e ir à luta!

  Como procurar trabalho no LinkedIn:








Como procurar trabalho no Reed:








Como procurar trabalho no Total Jobs:









Espero que vos tenha sido útil! =D
Não se esqueçam de nos acompanhar através Facebook e Instagram!
Continuação de excelente semana, na próxima quinta-feira há mais!

11 comments:

  1. Olá. Gostei muito do post. Será que podia enviar um email ou skype ao Zé com algumas dúvidas que tenho? Somos da mesma área e a experiência dele seria muito bom para eu ter uma ideia se vou fazer bem as coisas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá DfmNet, obrigada por nos acompanhares. Claro que sim, envia email para info@malafeitauk.com
      Boa sorte! :)

      Delete
  2. Eu acho que vocês não têm noção do serviço publico que fazem com este blog! Vocês deviam receber uma medalha ou assim!!! Ainda há gente boa neste mundo!
    Vocês são fantásticos! Essas imagens do Reed e dos outros sites são SUPER úteis pata quem nunca os usou e podem mesmo fazer a diferença na vida de uma pessoa!

    Queria só dar-vos os parabéns mais uma vez porque vocês são mesmo gente boa! :)

    ReplyDelete
  3. Sim, das coisas que mais gostei no Jobcentre, foi quando a recrutadora que me fez a entrevista, disse que aqui nao se usava foto nem data de nascimento no CV :) Adoro a forma como o meu CV agora esta simples, practico e eficaz :) Gosto muito do Monster, do Linkedin e do Indeed para procura de emprego :) Alias recomendo a toda a gente :)

    https://matildeferreira.co.uk/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para mim a minha parte favorita é o personal profile que eu não tinha no meu CV português! :)

      Bom fim-de-semana :)

      Delete
  4. Ola Filipa!
    Antes de mais PARABÉNS pelo Blog! Está extraordinário e realmente ajuda imenso.
    Estou desempregada e tenciono procurar procurar trabalho em Londres. Por acaso sabes se posso receber o subsidio de desemprego aí?
    Sou licenciada em Ciências da Comunicação, que empresas sugeres para procurar trabalho nesta area?
    Desculpa estar a perguntar, mas aqui em Portugal está totalmente parado e tenciono ir viver para aí

    Obrigada

    Ana Margarida

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ana Margarida,

      Obrigada por nos acompanhares! Ainda bem que gostaste do nosso blog! :)

      Uma coisa que percebi vivendo aqui é que a tua formação de base não te obrigada seguires uma determinada linha, podes alargar muito mais o teu espectro de procura. Tenho uma colega na minha empresa que é engenheira astrofísica e que neste momento trabalha como "Retail Consultant". Ou seja, o importante é teres uma formação de base e um conjunto de soft skills.

      O meu conselho é, pensa o que gostavas de fazer, não te cinjas à tua área de formação, e usa os vários motores de busca. Envia MUITOS cvs e depois é esperar os contactos. Não desesperes, mantém a calma e faz buscas diárias. Quantos mais cvs enviares maior a probabilidade de conseguires contactos!

      Boa sorte! Vai dando notícias :)

      Delete
  5. Olá! Antes de mais muitos parabéns pelo blog. É, realmente, uma ajuda fantástica para quem pretende emigrar.
    Tenciono mudar-me para o Reino Unido em breve e, como sou enfermeira já tenho emprego garantido. Já fiz as entrevistas e neste momento estou à espera que me seja atribuído um número da ordem dos enfermeiros.
    Irei com o meu namorado que é engenheiro informático. Não tem muita experiência pois acabou o curso à cerca de um ano. Andamos À procura de trabalho para ele na área mas não tem sido fácil. Já enviámos alguns CV mas ainda não obtivemos qualquer resposta. Uma vez que o Zé é da área que conselhos dás para esta situação. Nós vamos para Chertsey.

    Obrigada. E, mais uma vez, muitos parabéns :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ana,
      Obrigada por fazeres parte da comunidade Mala Feita!
      Parabéns, espero que tudo corra bem e que corresponda às tuas expectativas!
      Em relação ao teu namorado eu diria que a primeira coisa será colocar o CV no Monster (certificar que está no formato correcto para o UK) e ter um perfil forte e completo no LinkedIn. Na verdade as oportunidade dependem muito da área da informática porque trata-se de uma área muito vasta. Ele está à procura de alguma em concreto?

      Continuação de boa semana!

      Delete
    2. Muito obrigada pela resposta :)
      Aproveito desde já para dizer que já conseguimos arranjar uma casita.
      Nós vamos investigar o site do Monster. Eles têm lá qual o formato que preferem?
      Ele procura na área de programação ou bases de dados mas uma vez que está em inicio não está a ser muito "esquisito".

      Delete
    3. Olá Ana!
      Como estão a correr as coisas por aqui?

      Felicidades!

      Delete