Monday, June 27, 2016

Reino Unido de Mala Feita para fora da União Europeia

Boa tarde a todos,

Sei que hoje não é quinta-feira mas temos sido tão bombardeados com perguntas e comentários a cerca do Brexit que decidimos escrever um artigo sobre aquilo que se passa e aquilo que é a nossa realidade.

Muitas pessoas nos perguntam como temos sido tratados após o resultado do referendo. A resposta é: Nada mudou! Sempre fomos bem tratados e continuamos a sê-lo. Vivemos numa zona em que a maioria das pessoas votou para ficar (St Albans - 62,7%; Londres - 75,3%) por isso nunca sentimos a ira dos apoiantes do "Leave".



O dia de sexta-feira foi um dia muito pesado no escritório onde trabalho. Todos os meus colegas, nomeadamente os britânicos, estavam certos da vitória do "Remain" e o choque da vitória do "Leave" foi devastador. Todos tinham um semblante pesado, estavam chateados, apreensivos, desmotivados e a cima de tudo sentiam vergonha da ignorância, preconceito e estupidez dos seus conterrâneos. Muitos vieram pedir-me desculpa pelos resultados e a maioria procurou incessantemente, durante todo o dia, uma forma de anular o resultado do referendo. Até se falou de uma junção de Londres e Escócia como um novo país membro na união europeia. Escusado dizer que não foi um dia muito produtivo!


Uma coisa é certa! Todos estavam e continuam a estar devastados. Estão irremediavelmente desapontados com os resultados. Todos lastimam as mentiras vendidas pela campanha do "Leave" (que se confirmam agora serem absolutas mentiras, como investimento de milhões no Sistema Nacional de Saúde), mentiras essas que levaram a esta decisão infundada. Muitos afirmam ainda que este referendo nunca devia ter existido porque o povo britânico não estava preparado para tal.  


Contudo, nem tudo é cinzento. Esta foi a mensagem deixada por Sadiq Khan , o Mayor de Londres, após os resultados do referendo:

"I want to send a clear message to every European resident living in London - you are very welcome here. As a city, we are grateful for the enormous contribution you make, and that will not change as a result of this referendum.

There are nearly one million European citizens living in London today, and they bring huge benefits to our city - working hard, paying taxes, working in our public services and contributing to our civic and cultural life.


We all have a responsibility to now seek to heal the divisions that have emerged throughout this campaign - and to focus on what unites us, rather than that which divides us."


Deixo-vos ficar algumas informações úteis, consequências e curiosidades em relação a este resultado:

- O referendo não é vinculativo, é apenas consultivo, por isso tudo pode acontecer (como se diz em bom português, ainda a procissão vai no adro!);

- Nigel Farage (uma personagem odiada por muitos), declarou o dia 23 de Junho como o dia da independência (santa ignorância!);

- Escócia quer novo referendo para sair do Reino Unido (62% da Escócia votou para permanecer na União Europeia);

- Espanha exigirá soberania partilhada sobre Gibraltar (que votou "Remain");

- A libra hoje está a 1,21€;

- Existem algumas petições a circular pela Internet para que exista um segundo referendo (assinar aqui);

- O primeiro ministro anunciou a sua demissão com efeito em Outubro deste ano e anunciou ainda que não irá iniciar os mecanismos necessários para a saída da UE (artigo 50 do tratado de Lisboa). Estes mecanismos serão accionados pelo sucessor de David Cameron, seja ele/ela quem for; 

- Após a invocação do artigo 50 do tratado de Lisboa, levará aproximadamente 2 anos atá à saída definitiva da UE (ou seja, para já, não há razão para pânicos infundados);

- Têm sido registados alguns actos de violência física e verbal contra alguns imigrantes após o resultado do referendo. Tenho conhecimento de uma enfermeira espanhola que foi agredida verbalmente num autocarro no centro de Londres;

- Donald Tusk, Jean-Claude Juncker and Martin Schulz (presidente do conselho Europeu, presidente da comissão e do parlamento, respectivamente), lamentam a situação mas solicitam a acção imediata dos lideres do Reino Unido tendo em vista a saída da UE;

- Apesar de muito se falar em dinheiro mal investido na UE, o maior motivador dos votos para sair foi a imigração;

- Os bancos estrangeiros sediados em Londres estão a activar os seus planos de contingência;

- 7% dos indivíduos que votaram para sair lamentam agora o seu sentido de voto;

- Dia 2 de Julho vai existir uma marcha contra o Brexit "March To Parliament Against Brexit".



Quem ainda está em convalescença encontra a solução em St Albans. Um dos restaurantes locais brincou com a situação e chamou ao seu estacionamento "Post Referendum Recovery Center".



Aconselho também a leitura deste artigo interessantíssimo do Independent!


Espero que este artigo vos sossegue de alguma forma! Vamos acompanhar as notícias e aguardar calmamente que tudo se desenrole com naturalidade. 


Quinta-feira temos o artigo de follow up ao "Negócios Portugueses no Reino Unido", fiquem atentos! 

2 comments: