Thursday, June 30, 2016

O desespero das empresas provedoras de serviços

Boa tarde a todos!

Como está a correr a semana? Como se faz sentir o Brexit nas cidades onde vivem e nos vossos locais de trabalho? Nós já falamos sobre a nossa experiência no artigo anterior. Partilhem connosco!

Tínhamos planeado publicar hoje o update dos negócios portugueses em UK mas ainda estamos a receber informações a esse respeito, como tal, este artigo será publicado na próxima semana. Quem estiver interessado em partilhar um negócio português que conheça, ou do qual seja dono em UK, por favor envie a seguinte informação, por email (info@malafeitauk.com), pelo Facebook ou através dos comentários do blog:
Nome do negócio:
Tipo de negócio:
Morada:
Site/facebook:
Preços (se aplicável):
Comentários sobre os serviços prestados:



Como sabem, há aproximadamente um mês mudámo-nos de Hatfield para St Albans. Mudámos para uma casa maior, num sítio mais interessante e a uma distância mais agradável do comboio que dá acesso a Londres. A casa onde estávamos anteriormente tinha todas as despesas incluídas, nesta casa tivemos de ser nós a fazer todos os contratos. Hoje vou partilhar convosco o desespero que tem sido lidar com as empresas provedora de serviços.


Tudo começou mal com a imobiliária. Muito arrogantes a responder às questões, muito pouco eficientes, pouco disponíveis e sempre que fazíamos uma pergunta em relação a valores a pagar a resposta era sempre "isso está tudo escrito na brochura que vos foi entregue". Só avançámos com eles porque a casa era exactamente aquilo que estávamos à procura. Inclusivamente, no dia que nos entregaram a chave, ninguém foi connosco até ao imóvel mostrar nada, de tal forma que teve de ser um vizinho a mostrar-nos como funcionava a caldeira, demorámos 2 dias a descobrir onde é o caixote do lixo e até hoje estamos para encontrar o contador do gás. Enfim...

O contrato anterior de gás e luz estava com a npower portanto, por agora, continua com eles. Esta semana vou mudar para a Sainsbury's energy. Quando nos mudámos ligámos para a npower e fizemos o contrato em nosso nome. Pedimos para mudar para uma tarifa standard e para pagar de 3 em 3 meses, de acordo com as leituras disponibilizadas por nós. Queríamos pagar todos os meses o valor real das leituras mas, segundo eles, esse serviço não está disponível, se pagássemos de forma mensal iria ser sempre estimativas e o acerto aconteceria de 6 em 6 meses. Como isso pode correr muito mal, preferimos pagar exactamente aquilo que consumimos de 3 em 3 meses. Obviamente que ninguém ligou nenhuma àquilo que pedimos e a primeira factura que nos chegou foi de um valor mensal fixo segundo a estimativa deles! Lá tivemos nós de ligar para eles, explicar a situação e depois de 30min lá nos alteraram a forma de facturação. E como não podia deixar de ser, a tarifa também não foi alterada aquando do nosso primeiro telefonema.

Com a água passou-se algo muito semelhante. Quando nos mudámos ligámos para fazer o contrato com a Affinity Water, empresa que disponibiliza a água em St Albans. Nesse mesmo telefonema pedimos duas coisas, a primeira foi para que a factura fosse paga de forma mensal (esta empresa só tem 3 modalidades diferentes, mensal, de 6 em 6 meses ou anual) e a segunda foi que nos fosse instalado um contador, já que o nosso apartamento não tem. Mais uma vez nada ficou registado! A primeira conta que nos chegou foi uma conta ANUAL e quando ligáms para esclarecer percebemos que também o nosso pedido do contador tinha ficado esquecido.
Para o serviço de Internet escolhemos a Virgin porque ofereciam um serviço de fibra por £24,98 por mês. Tudo começou mal com a instalação, quando percebemos que o serviço fornecido não é de todo fibra! Ou seja, há fibra até à nossa rua mas dentro da nossa casa o que temos é ADSL. Obviamente que para não quebrar a tradição também a primeira factura da Virgin estava errada! Foi nos cobrada a instalação quando ao fazer o contrato nos disseram que a instalação não seria cobrada porque não foi solicitada por nós, no nosso caso era obrigatório que fosse um técnico fazer a instalação. Tive de falar com umas 5 pessoas diferentes ao longo de 3 ou 4 dias para que houvesse uma alminha que admitisse o erro e corrigisse a factura! Só não cancelámos o contrato porque não encontrámos um serviço equivalente ao mesmo preço para a nossa morada. 



Ou seja, nada funcionou bem à primeira. Ou nós tivemos azar ou então aqui é bem pior que em Portugal.


Conclusão, neste momento pagamos:

Renda: £825 por um T1
Council Tax: £127
Água: £44,60
Luz e gás: ainda não pagámos nenhum factura mas penso que irá rondar os £165 de 3 em 3 meses
Internet: £24,98
Tv license: £24,25


Esperamos que vocês tenham uma experiência mais agradável que a nossa! :)

Continuação de boa semana!

7 comments:

  1. Tv license so isso? Costuma ser anual, cento e tal euros...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Matilde!
      Obrigada por nos acompanhares. O nosso pagamento e mensal.

      Obrigada,
      Filipa

      Delete
    2. Eu pago £12,12 de tvlicence mensal. Não tive problemas com a prestação de serviços quer na casa anterior quer na nova mas fui sempre bem informada pelos landlords e acho que isso faz toda a diferença.

      Delete
  2. Bem ate agora tenho tido servicos 5*****
    Agua envio a contagem de 4 em 4 meses assim como a luz e gaz ( media £450 ).
    Internet tenho sky , tinha adsl com telefone fixo e net £22.50 agora mudei pra fibra 50 mgs2 pago mais £10por mes ;).
    Casa 2 double rooms £675 .
    Council £133 e tv licence £35 (4 em 4 meses)
    Ate agora tou satisfeito com os servicos ingleses ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Paulo,

      Obrigada por nos acompanhares!
      Ficamos muito satisfeito por saber que estão satisfeitos com o serviço!

      Delete
  3. A expressao mais corrente em portugues e "empresas fornecedoras". Quanto a fibra no Reino Unido nenhum dos principais operadores oferece FTTH (Fiber to the Home). A qualidade do servico de internet e inferior ao que estamos habituados em Portugal. Eu tinha um servico de 100Mb da Virgin e durante varios meses nao tinha mais de 3-5 Mb a noite.

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete